O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois avisos de chuva intensa com ventos fortes para o território cearense neste domingo (26 de dezembro). Um deles é de alerta "laranja", de perigo, e o outro, "amarelo", significa perigo potencial - o instituto tem mais um tipo de alerta além destes dois, o vermelho (de grande perigo). (leia abaixo sobre os tipos de aviso de Inmet)

O alerta "amarelo" abrange uma faixa central do Estado, de leste a oeste, atingindo cidades do Norte, e o "laranja" é principalmente para o Sul do Ceará. Algumas cidades sob aviso amarelo de "perigo" são: Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Madalena, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem, Pedra Branca, Independência e Crateús.

Já o aviso laranja é para municípios como Tauá, Catarina, Saboeiro, Campos Sales, Araripe e Iapumirim.

Alerta amarelo: Sertão, Jaguaribe, Centro-Sul e Norte

O aviso de chuva intensa e perigo potencial no Sertão, Região do Jaguaribe, Centro-sul e Norte foi publicado às 9h35 deste domingo (26) e vale até segunda-feira (27), às 10h.

Riscos potenciais:

Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia;
Ventos intensos, de 40km/h a 60 km/h;
Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta laranja: Sul, Sertão, Centro-Sul
O aviso "laranja", de perigo, abrange o Sul e também cidades do Sertão e Centro-Sul, iniciando às 9h25 de domingo (26) até 10h desta segunda (27).

Riscos potenciais:

Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia;
Ventos intensos (de 60 km/h a 100 km/h);
Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:
Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.

Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.

Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Fonte: g1 CE

Post a Comment