As cirurgias eletivas nos hospitais públicos estaduais do Ceará estão suspensas, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O órgão informou que a decisão foi tomada em decorrência do aumento de casos Covid19 e de síndrome gripal.

A Sesa disse ainda que a iniciativa está prevista dentro do plano de contingência de enfrentamento à pandemia e ocorre para adequação da rede hospitalar para tratamento desses pacientes. O órgão informou ainda que assim que o cenário epidemiológico permitir, as cirurgias eletivas voltarão a ser realizadas na rede estadual para atender as demandas dos cearenses.

A Sesa também detalhou que do dia 22 de outubro de 2021 até o dia 4 de janeiro de 2022, por meio do programa Plantão Cirurgias, 13.481 cirurgias eletivas foram realizadas pelo estado. O número de procedimentos é superior ao projetado no início do programa para esse momento, conforme a Sesa.

Suspensões anteriores
Em outubro de 2021, o governador Camilo Santana lançou o programa Plantão Cirurgias 24h para realizar 30 mil cirurgias eletivas em todas as regiões de saúde do estado do Ceará. Os procedimentos foram afetados e ficaram reprimidos em decorrência da segunda onda da pandemia de Covid-19.

Esta não é a primeira vez que o Ceará toma medida similar por conta da pandemia. O estado estimou suspender mais de 5 mil cirurgias no começo da primeira onda de Covid-19, em abril de 2020. A decisão também foi aplicada no começo de 2021, quando o estado enfrentava a segunda onda de coronavírus.

Fonte: g1 CE

Post a Comment