Nas redes sociais, diversos vídeos circulam mostrando diversas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Juazeiro do Norte, que estão em situação de abandono em oficinas mecânicas desde o ano passado. De acordo com informações de uma destas empresas de manutenção, os veículos estão estocados em galpões de algumas oficinas na cidade desde o último mês de setembro, e acusa a gestão do serviço de Saúde responsável pelo SAMU de descaso para com o conserto das ambulâncias, no qual ainda não houve repasses.
Alguns dos veículos estão com várias peças desmontadas e totalmente empoeiradas, indicando certo tempo de abandono. Por outro lado, a população denuncia bastante demora no atendimento ao serviço 192 do SAMU, que muitas vezes leva cerca de uma a duas horas para chegar a locais de acidentes e ocorrências devido frota reduzida. Recentemente, foram integradas pelo Governo do Ceará mais três unidades de ambulâncias para cobrir outras cidades do Cariri, partindo de Brejo Santo e imediações.
VÍDEO:
Conforme vídeos publicados, são cerca de oito veículos que estão parados sem manutenção devido falta de repasse para as oficinas, que aguardam desde o ano passado para poderem efetuar a manutenção das ambulâncias.
Em nota, o SAMU Ceará informou que a manutenção das ambulâncias não compromete a qualidade da assistência prestada no socorro aos usuários da saúde pública no Estado. Segundo afirmam, o órgão revisa todos os contratos de manutenção, prezando pela utilização correta dos recursos públicos. Estão acontecendo análises da situação de cada veículo, por meio de uma sindicância com previsão de finalização ainda em março. Apesar da renovação das frotas do Samu ser uma obrigação do Governo Federal, o Governo do Estado faz aquisições e aluguel de ambulâncias para manter o atendimento.
Fonte: Site Badalo
Postar um comentário