Nesta segunda-feira (28 de março de 2022), a partir das 16h, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), vai receber doadores de sangue e realizar cadastros para doação de medula óssea na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte. A iniciativa ocorrerá durante a inauguração do estádio e contará com a presença do governador Camilo Santana.

A ação itinerante faz parte do projeto Hemoce Perto de Você, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos pontos de doação de sangue. A unidade móvel do hemocentro, um ônibus adaptado para a coleta, estará na entrada do equipamento esportivo para receber os voluntários. O espaço possui quatro cadeiras de coleta, sala de triagem, cantina e área de recepção. A equipe de profissionais, formada por recepcionista, médico, enfermeira, técnico em Enfermagem e assistente social, vai atender a população e conscientizar sobre a importância do gesto de solidariedade.

“Levar o serviço da doação de sangue ao encontro da população é uma forma de facilitar o deslocamento dos voluntários e relembrar a importância do gesto como um ato voluntário e regular”, diz Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.

O serviço itinerante é realizado em eventos, empresas, universidades, igrejas, ONGs e outras organizações para dar mais oportunidade para voluntários exercercerem a solidariedade.

As doações de sangue feitas no Hemoce atendem à demanda transfusional de pacientes em cerca de 500 unidades de saúde no Estado e em 100% do Sistema Único de Saúde (SUS). O Hemoce tem sede em Fortaleza e hemocentros regionais no Interior – nas cidades de Sobral, Iguatu, Quixadá, Crato e Juazeiro do Norte.

Hemoce Juazeiro do Norte
O Hemoce conta com uma unidade em Juazeiro do Norte, onde a população pode doar sangue e realizar cadastro para doação de medula óssea de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h. O equipamento está situado na Rua Beata Maria de Araújo, 30, no bairro Romeirão. A unidade juazeirense, em parceria com a do Crato, atende a 28 municípios da região do Cariri, fornecendo bolsas de sangue para hospitais e demais serviços de saúde.

Seja um doador de sangue
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal – disponível no site do Hemoce.

Post a Comment