Neste sábado (30 de abril de 2022) será promovido o Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde de Barbalha. A vacinação ocorrerá das 8h às 12h. De acordo com a secretaria de saúde, a meta é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza, durante toda a campanha.

Em 2022, a campanha foi dividida em duas fases:

Primeira fase: 04 de abril a 2 de maio

Influenza: Idosos com 60 anos ou  mais e  Trabalhadores da saúde.

Sarampo: Apenas trabalhadores da saúde.

Segunda fase: 3 de maio a 3 de junho

Influenza: Crianças de 6 meses de idade a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Sarampo: Crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

É importante destacar que para ter acesso à vacina, os idosos devem apresentar documento oficial com foto. No caso dos profissionais de saúde, é necessário apresentar documento de comprovação do trabalho em Barbalha, como, por exemplo, a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo ou contracheque. Os grupos prioritários da segunda fase também devem apresentar, além do documento oficial, o comprovante da sua condição profissional ou de saúde.

Após o término da campanha, sendo alcançadas as metas e havendo quantitativo de vacinas, elas poderão ser ofertadas à população geral. Vale ressaltar que a vacina contra a Influenza protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causaram o surto no final de 2021. Já a vacina contra o sarampo, faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose da tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).

É importante destacar também que ambas as vacinas, tanto a contra a Influenza quanto a do sarampo, podem ser administradas na mesma visita à UBS. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

Post a Comment