FOTO: Ilustrativa

27/05/2022

Uma usina solar de 210 megawatts (MW) de capacidade instalada será instalada no Cariri cearense, com investimento de R$ 800 milhões. O projeto faz parte de acordo de comercialização firmado entre a Lightsource bp e a cearense Casa dos Ventos. 

É o primeiro projeto do braço de energia renovável da petroleira britânica no Brasil. O negócio também corresponde ao primeiro contrato de comercialização de longo prazo da Casa dos Ventos que não envolve usinas do seu portfólio. A promessa é de 800 empregos diretos na região do Cariri, mas isso para a fase de pico das obras.

O Power Purchase Agreement, ou PPA, contrato de negociação de energia em longo prazo entre as empresas, será para gerar energia por meio da planta solar Milagres e terá duração de 10 anos, sendo o primeiro de longo prazo assinado pela Casa dos Ventos como compradora. O investimento do acordo não foi divulgado.

Construção da usina solar
A obra da planta de Milagres (210MWp), em Abaiara, no Ceará, já foi iniciada e terá duração de 21 meses, com previsão de geração no início de 2024. 

Ao entrar em operação, a empresa frisa que o parque de Milagres reduzirá a emissão de 246.216 toneladas de carbono por ano, o equivalente ao consumo de combustível diesel de mais de 57 mil carros, contribuindo assim para uma matriz limpa e renovável.

Sobre os parques eólicos de sua alçada em construção, a Casa dos Ventos comunica que possui 900 MW que entrarão em operação até o primeiro semestre de 2023.

A companhia também iniciará a construção de mais um complexo de 200 MW este ano para início de operação comercial em 2024. Todos esses ativos tiveram sua comercialização de energia destinada a grandes consumidores em contratos de longo prazo, sendo parte deles na modalidade de autoprodução.

E além da aquisição de energia solar da Lightsource bp, a Casa dos Ventos planeja adicionar 800 MW de capacidade de geração solar ao seu portfólio nos próximos anos.

Destes, 400 MW serão acrescentados aos parques eólicos no Nordeste, tornando-os híbridos. Já a outra metade da potência virá de parques geradores exclusivamente solares implementados no submercado Sudeste/Centro-Oeste.

Impacto para o entorno
Segundo o informativo,  a Lightsource bp investirá em projetos sociais e ambientais na região do Cariri, onde a planta está sendo erguida.  

Com portfólio de projetos divididos entre as regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste, a britânica espera atender à demanda crescente por contratos de energia renovável solar, tanto através de PPAs corporativos quanto de estruturas de autoprodução.

Fonte: O Povo

Post a Comment