Aprovada em maio pelo Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), a Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Espanhol no campus de Crato ofertará suas primeiras vagas no Sisu 2022.2, ainda sem cronograma divulgado pelo Ministério da Educação.

A licenciatura terá duração de nove semestres e a oferta de aulas será presencial e noturna, com possibilidade de estágios durante a manhã e a tarde. Serão ofertadas 40 vagas semestrais, via SISU e edital para transferência e ingresso como diplomado. O curso formará profissionais aptos à docência no ensino fundamental e médio e deverá contribuir para a redução de profissionais que atuam na área sem a formação específica.

A coordenação do curso ficará a cargo do professor Luiz de Beltrão, que destaca a importância da licenciatura para a região do Cariri: "Não existe na região nenhuma licenciatura em língua espanhola e o novo ensino médio desobriga a exclusividade da oferta de língua inglesa como língua estrangeira. Além disso, o curso proporciona nossa interação e identificação como povos latino-americanos".

A licenciatura em Letras Português/Espanhol se junta aos bacharelados em Sistemas de Informação e em Zootecnia, outras graduações ofertadas pelo IFCE no Crato. O processo de implantação do curso teve início com a realização de um estudo de potencialidades, que elencou sugestões de novos cursos para a instituição baseadas na viabilidade de oferta e nas necessidades da região. As sugestões aprovadas pela Pró-reitoria de Ensino do Instituto foram referendadas durante a audiência pública. Antes de chegar ao Consup para a autorização legal de funcionamento, o projeto pedagógico do curso (PPC) foi aprovado pela Pró-reitoria de Ensino e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em 2023, o campus de Crato do IFCE deve ofertar ainda dois novos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Post a Comment