Quando falamos em uma pessoa com câncer, pensamos sempre em uma pessoa debilitada. Mas essa não é a regra. As mulheres sofrem ainda mais com esse estigma, de forma que atinge até mesmo a autoestima. Para promover ainda mais o autocuidado, momentos de lazer e conforto, o Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos do Crato, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade Regional do Cariri (URCA), lançou nesta quarta-feira, 29 de junho de 2022, o Projeto "Pérolas do Cariri".

"É um projeto para reunir mulheres acometidas com câncer e promover momentos de lazer, de compartilhar experiências e momentos de conforto e acolhida. O nome pérola vem de uma joia. E elas são uma joia rara para nós, do Ambulatório da Dor. É uma forma de fazê-las sentir especiais", comentou a residente Camila Ítala.


O Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos é um equipamento do município do Crato que funciona no Centro de Especialidade, proporcionando qualidade de vida e um atendimento humanizado aos pacientes com diagnóstico de câncer em qualquer estágio e seus familiares.

O espaço é pioneiro no interior do Ceará e integra a linha do cuidado humanizado, que vem sendo implantada no município. O ambulatório conta com uma equipe médica, composta por acadêmicos e profissionais de saúde, sendo eles residentes de clínica médica, saúde coletiva, internos de medicina, integrantes de ligas acadêmicas, estudantes de medicina e psicologia.


No primeiro encontro foi realizada uma acolhida, seguida de alongamento e uma manhã de beleza, com massagens, cuidados com cabelo e maquiagem. A ação contou com a parceria das empresas O Boticário Crato e Cabelos de Luxo Studio.

Para Márcia Borba, paciente do Ambulatório há um ano, aprovou a iniciativa. "A iniciativa foi maravilhosa. Não tem coisa melhor do que a gente se sentir com a autoestima lá em cima e elas não deixam a gente ficar pra baixo. Eu sempre digo para quem eu encontro com a mesma doença: eu tenho câncer, mas o câncer não tem a gente. Não pode se entregar à doença. É o mais importante", comentou.


O Pérolas do Cariri vai proporcionar um encontro a cada 15 dias, sempre com momentos diferentes do dia-a-dia das pacientes. "Teremos momentos de massoterapia, palestras e beleza. Foi um momento pensado justamente para que elas possam vivenciar coisas diferentes e se sentirem importantes, cuidando de si e da autoestima", finaliza Camila Ítala.

Post a Comment