Por Redação Gazeta do Cariri

Entre os dias 28 de junho e primeiro de julho de 2022, estudantes de todo o Brasil que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU): um sistema eletrônico gerido pelo Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para ingressarem em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras – entre as quais figura a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Na UFCA, a edição 2022.2 do SiSU será a primeira com a oferta de cursos superiores na modalidade Educação a Distância (EaD). Em anos anteriores, nas edições do meio do ano do SiSU/UFCA, a Universidade ofertou os cursos de Administração, de Engenharia Civil, de Engenharia de Materiais e de Medicina – todos bacharelados presenciais. Em 2022, a instituição passa a ofertar, além destes, também os cursos tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e de Produção Multimídia. Essas duas formações têm duração de dois anos ou de quatro períodos letivos.

Conforme o Termo de Adesão ao SiSU da UFCA, os cursos EaD serão ofertados em seis polos do Centro de Educação a Distância da UFCA (Cead/UFCA): Assaré, Icó, Iguatu, Milagres, Missão Velha e Santana do Cariri. Especificamente o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas vai ofertar 200 vagas: 33 em Assaré, 34 em Icó, 33 em Iguatu, 34 em Milagres, 33 em Missão Velha e 33 em Santana do Cariri. Já o curso de Produção Multimídia vai ofertar outas 200 vagas, com a mesma distribuição do quantitativo: 33 em Assaré, 34 em Icó, 33 em Iguatu, 34 em Milagres, 33 em Missão Velha e 33 em Santana do Cariri.

As demais 190 vagas ofertadas pelo SiSU/UFCA 2022.2 são assim distribuídas: Administração (50), Engenharia Civil (50), Engenharia de Materiais (50) e Medicina (40). Quanto ao local de oferta, com exceção do curso de Medicina (oferecido no campus Barbalha), as formações são ministradas no campus Juazeiro do Norte.

Do total de vagas, 50% serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012. As vagas reservadas às cotas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e para estudantes de escolas públicas, independentemente da renda. Em ambos os casos, também será levado em conta o percentual para pretos, pardos e indígenas. Nas cotas, também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

O Edital SiSU/UFCA 2022.2 foi publicado nesta quinta-feira, 23 de junho de 2022, com as normas e os procedimentos de convocação para preenchimento das vagas disponíveis. O cronograma de inscrição, de seleção e de matrícula dos candidatos segue o Edital da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) e disponibilizado no endereço eletrônico dedicado ao SiSU/MEC. Assim, a matrícula da chamada regular está prevista para ocorrer entre os dias 13 a 18 de julho de 2022, observado o horário oficial de Brasília-DF.

Procedimento de matrícula na UFCA
Para se matricularem na Universidade, os selecionados para um dos cursos oferecidos pela UFCA, a partir desta edição do SiSU, passam apenas pela fase de pré-cadastro e de eventual recurso. No pré-cadastro on-line, cada convocado/a deve enviar, via formulário eletrônico, versões digitalizadas dos documentos exigidos em edital para matrícula. Para isso, é enviado, para o endereço de e-mail cadastrado no ato de inscrição no processo seletivo, um código de acesso ao formulário.

Em edições anteriores do SiSU, era preciso, ainda apresentar presencialmente os documentos exigidos em edital, etapa antes conhecida como solicitação presencial de matrícula. Agora, essa etapa não é mais realizada.

Informações adicionais e orientações para realização dos procedimentos de matrícula podem ser requeridas por meio do e-mail sisu@ufca.edu.br, nos dias úteis, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Post a Comment