Com 32 cursos superiores, além dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, e mais de 11 mil alunos, a Universidade Regional do Cariri completou neste dia 09 de junho de 2022, o 36º aniversário de criação, pela Lei Estadual nº 11.191 de 09 de Junho de 1986. A sua história tem início a partir da Faculdade de Filosofia do Crato, onde eram ministrados os cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia e História Natural (habilitação plena em Biologia).

E nasce com a missão de contribuir significativamente para a transformação da realidade regional, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Em sintonia com as aspirações da sociedade, constituir-se agente ativo do processo de desenvolvimento das regiões do Cariri e Centro Sul do Ceará, prioritariamente, conforme o seu regimento.

Ao longo de sua história tem proporcionado conhecimento técnico e científico, conhecimentos regionais, culturais, históricos e naturais, não só para a comunidade universitária, mas para a comunidade regional em geral através dos seus programas de extensão.

Atualmente, a URCA oferta cursos de licenciatura, bacharelados e para tecnólogos, nos Campus Pimenta, São Miguel, Artes Violeta Arraes, CRAJUBAR, Campos Sales, Missão Velha e Iguatu, ademais dos novos cursos implantados neste ano: o curso de Medicina, no Crato, e o curso Tecnólogo em Gestão de Turismo, em Barbalha. Outrossim, oferta pós-graduações de níveis Lato Sensu e Stricto Sensu (mestrado e doutorado), em diferentes áreas de conhecimento.

Importante destacar que conta com os campi de Crato, Pimenta I e II, São Miguel, Pinto Madeira, Centro de Artes Violeta Arraes; em Juazeiro do Norte, com o Crajubar, que passará a ter a partir do próximo semestre o Curso de Arquitetura e Urbanismo; Barbalha, com o curso de Gestão em Turismo, Missão Velha, Campos Sales e Iguatu, além de contar com o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.

A Universidade tem atuado de forma ampla no campo da pesquisa e da extensão, prestando relevantes serviços à toda a sociedade do Cariri e Centro-Sul, além de desenvolver projetos de amplitude internacional, a exemplo do Geopark Araripe, atualmente com 9 geossítios em seis municípios da região, em território reconhecido pela UNESCO.

Post a Comment