Tempo chuvoso no distrito de Boqueirão em Tejuçuoca, no interior do Ceará. Foto: João Gomes/Arquivo Pessoal

O município de Pindoretama, na Grande Fortaleza, registrou o maior acumulado de chuvas do Ceará entre às 7 horas de sexta-feira (1º de julho de 2022) e o mesmo horário deste sábado (2), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade registrou 64 milímetros.

Em seguida, aparece Fortaleza que contabilizou 58,8 milímetros no posto Pici. Choveu em mais de 60 municípios do Ceará. Os dados serão atualizados no decorrer do dia.

Outra cidade da Região Metropolitana recebeu precipitações significativas, segundo a Funceme. São Gonçalo do Amarante teve 58 milímetros. Houve registros em Jaguaretama, no Vale do Jaguaribe (54 milímetros); Ibaretama, no Sertão dos Inhamuns (46,5 milímetros); Maracanaú (43 milímetros) e Paracuru (43 milímetros).

Melhor mês de junho em 18 anos
O Ceará registrou o mês de junho mais chuvoso dos últimos 18 anos. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu 75,9 milímetros. A média para o mês é de 37,5 milímetros. A variação foi de 102,5% acima da média.

A região que mais registrou precipitação em junho foi o Litoral de Fortaleza, que compreende a capital, Beberibe e cidades da Grande Fortaleza. Ainda de acordo com a Funceme, em todo o ano já choveu 860,9 milímetros. Esse número se enquadra em torno da média.

Previsão para julho
Para o mês de julho a tendência é que haja uma redução do volume de chuva no Ceará. A média é de 15,4 milímetros. Em Fortaleza, por exemplo, a previsão para essa sexta-feira, sábado (2) e domingo (3), é de baixa possibilidade de chuva isolada na madrugada e início da manhã.

As chuvas tendem a ocorrer associadas a áreas de instabilidades oriundas do oceano Atlântico e do leste do Nordeste do Brasil, pela atuação do sistema de brisa, e por efeitos locais como temperatura, umidade e relevo.

Fonte: g1 CE

Post a Comment