Fachada da sede do Centro de Educação a Distância, no campus Icó da UFCA. Foto: Divulgação: Cead/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA), já está disponibilizando, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 400 vagas/anuais nos cursos de Tecnólogo em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (200) e Tecnólogo em Produção Multimídia (200). Para participar do Sisu, é necessário ter feito o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação. 

Até o dia 18 de julho de 2022, quem tiver interesse em se inscrever na lista de espera para um dos dois cursos pode fazer por meio do site do Sisu. O resultado com a convocação para matrícula tem previsão para sair a partir do dia 25 de julho de 2022.

Siga a página do Site Gazeta do Cariri no Instagram (Clique aqui)

Tecnólogo em Análise de Desenvolvimento de Sistemas
O curso pretende formar analistas e desenvolvedores de sistemas da área de tecnologia da informação (TI) com a competência para analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.

Entre as atividades do tecnólogo estão avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e bancos de dados. O profissional também estará apto a coordenar equipes de produção de softwares, além de realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

O curso tem uma carga horária total de 2.098 horas e pode ser concluído (tempo mínimo) em até quatro semestres (dois anos). Desse total de carga horária, cerca de 80% será desenvolvida a distância e 20% em atividades presenciais. São previstos três momentos de integração presencial: um no início da disciplina, um no meio e outro ao final, para a realização da avaliação presencial. Esses momentos ocorrerão nos polos EaD aos sábados e/ou domingos.

As 200 vagas deste curso estão distribuídas em seis polos EaD: Assaré (33), Icó (34), Iguatu (33), Milagres (34), Missão Velha (33) e Santana do Cariri (33).

Tecnólogo em Produção Multimídia 
O objetivo deste curso é formar profissionais especializados no cenário multimidiático contemporâneo, capazes de dominar mecanismos de elaboração e execução de produtos e projetos artísticos e culturais em geral. Os tecnólogos dominarão as etapas de produção visual, sonora e audiovisual. Também estarão aptos a desenvolver produtos nas áreas de ciências humanas, produção cultural e ciência e arte. Terão ainda capacidade crítica e reflexiva sobre temas transversais como Educação ambiental, Cultura afro-brasileira e indígena e Direitos Humanos.

O curso tem carga horária total de 2.278 horas e pode ser concluído (tempo mínimo) em até quatro semestres (dois anos). Semestralmente, deverão ocorrer três encontros presenciais para cada componente curricular, sendo um no início, um durante o percurso e outro ao final do semestre. Dependendo das especificidades do componente, os encontros presenciais poderão ser ajustados.

As 200 vagas do curso estão distribuídas em seis polos EaD: Assaré (33), Icó (34), Iguatu (33), Milagres (34), Missão Velha (33) e Santana do Cariri (33).

Cead/UFCA
Criado pela Resolução do Conselho Universitário (Consuni) nº 64, de 24 de fevereiro de 2022, o Centro de Educação a Distância (Cead) é um órgão suplementar para execução e gestão da modalidade Educação a Distância na UFCA. Tem as seguintes finalidades: coordenar, supervisionar e dar apoio às atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, exercidas mediante ações na modalidade EaD.

Mais informações sobre o centro e os cursos, acesse o site do Cead.

Post a Comment