MDB ainda não indicou quem vai substituir Renata Almeida após esta desistir de concorrer como vice de Elmano

07/08/2022

Após a desistência da fisioterapeuta Renata Almeida (MDB), a candidatura a vice na chapa de Elmano Freitas (PT) segue indefinida. A emedebista foi indicada pelo partido na sexta-feira, 5, último dia do prazo definido pela Justiça Eleitoral para as convenções partidárias, mas abriu mão da vaga cerca 12 horas depois da indicação alegando ter sido vítima de ataques pessoais e fake news nas redes sociais.

Desconhecida no meio político, Almeida enfrentou resistência de algumas alas do próprio partido. A postulação, articulada diretamente pelo presidente do MDB cearense, o ex-senador Eunício Oliveira, pegou a maioria dos filiados de surpresa. Com a desistência, a cúpula emedebista voltou a se reunir neste fim de semana para discutir o novo processo de escolha. Há um consenso entre os dirigentes de que novamente haja a indicação de uma mulher.

As negociações não avançaram, no entanto, em relação ao nome ideal para preencher a vaga. Segundo o deputado estadual Leonardo Araújo (MDB), que participa das discussões internas, nada de concreto havia sido definido até a tarde deste domingo, 7. Ele também ressaltou que ainda não há previsão de quando o novo nome será anunciado.

Com base no critério de gênero que teria sido estabelecido como requisito principal pelo partido, a reportagem apurou que três mulheres despontam como favoritas à indicação: Jade Romero (ex-secretária executiva de Esporte do Ceará), Jacqueline Gouveia (ativista da causa animal e vereadora de Juazeiro do Norte) e Jocélia Castro (vice-prefeita de Itapipoca). Jade e Jocélia, inclusive, já se manifestaram publicamente sobre a possibilidade de compor chapa com o candidato petista.

"Há mais de 15 anos sou servidora pública efetiva, sempre estarei disponível para servir ao meu estado com muito amor e dedicação", escreveu a vice-prefeita de Itapipoca em publicação nos stories do Instagram. Na mesma linha, Jade disse estar feliz por ter ouvido "tantas menções" ao seu nome. "Me sinto honrada por esse reconhecimento. Mulher, sem parentes na política, já são duas décadas de militância, mas com a força e determinação de como se estivesse começando hoje", publicou ela em seu perfil do Twitter.

Procurada pelo O Povo, a vereadora Jacqueline Gouveia afirmou ter disposição para concorrer ao cargo, mas ressaltou que o assunto ainda não foi tratado de forma oficial com a cúpula do partido. "Ainda não cheguei a conversar com o [ex] senador Eunício especificamente sobre isso. Algumas pessoas do PT, inclusive, chegaram a me procurar perguntando se havia alguma decisão. De qualquer forma, me sinto muito honrada pelo meu nome estar sendo lembrado", disse Gouveia. Ela acrescentou que, por enquanto, se mantém como candidata a deputada estadual.

O impasse em torno da indicação não pode se estender por muito tempo. Isso porque, o prazo legal para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral se encerra no próximo dia 15. No dia seguinte, começa oficialmente a campanha eleitoral nas ruas e na internet. A partir desta data, os candidatos poderão pedir voto abertamente aos eleitores. Já a propaganda no rádio e na TV começa no dia 26.

Fonte: O Povo

Post a Comment