A pesquisa Ipec, encomendada pela Globo e divulgada nesta terça-feira (30/8), revelou que 79% dos eleitores já decidiram em quem votarão para o cargo de presidente da República nas eleições de 2022.

De acordo com o levantamento, os entrevistados que declararam ter mais certeza são os eleitores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Entre os que declaram voto em Bolsonaro, 84% dizem que a decisão é definitiva, uma variação para cima de dois pontos percentuais em relação ao último estudo.

Já sobre os eleitores que afirmam votar em Lula, 83% dizem que não vão mudar a intenção de voto até a eleição, uma oscilação de um ponto para cima. As duas variações estão dentro da margem de erro.

Em relação a Ciro Gomes (PDT), 48% dos eleitores dizem que não vão trocar de candidato. Isso representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação à última pesquisa.

Em relação aos candidatos restantes, 52% dizem que o voto é definitivo – o dobro da pesquisa anterior. Outros 48% afirmam que podem mudar.

Lula x Bolsonaro
Na segunda-feira (29/8), a primeira veiculação da análise mostrou que o ex-presidente tem 44% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto o atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, tem 32%.

Veja o resultado completo:

Lula: 44 % (44% na anterior)
Jair Bolsonaro: 32 % (32% na anterior)
Ciro Gomes (PDT): 7% (6% na anterior)
Simone Tebet (MDB): 3% (2% na anterior)
Felipe D’Avila (Novo): 1% (não pontuou na anterior)

Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Roberto Jefferson (PTB), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram citados, mas não somaram pontos.

O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre 26 e 28 de agosto, em 128 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança na pesquisa é de 95%. O estudo está registrado no TSE com o número BR-01979/2022.

Fonte: Portal Metrópoles

Post a Comment