08/08/2022

O jovem caririense Cristiano Saraiva Marques Filho, de 10 anos, foi diagnosticado no último dia 02 com leucemia e sua família está com uma campanha em curso para conseguir sangue para o seu tratamento. Atualmente ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Sabin, em Fortaleza.

A descoberta da doença aconteceu devido a uma gripe, com pico de pressão alta. Ele foi levado ao médico e, por cauda da rinite, ele estava tomando antibiótico sem melhoras, com isso a médica pediu um hemograma que deu sugestivo a leucemia. Em seguida foi solicitado um segundo exame que confirmou a doença.

Após o diagnóstico, ele foi internado dois dias na UTI do Hospital São Francisco, onde foi transferido na UTI móvel do SAMU para o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, para iniciar o tratamento com reposição de sangue. "Ele está respondendo positivamente ao tratamento hemoterápico e acompanhado pela mãe em uma ala de isolamento", disse o pai.

Ele conta que está com dificuldades para conseguir doadores, por isso iniciou a campanha para quem quiser doar qualquer tipo de sangue. É uma causa muito nobre para todas as crianças que passam pela mesma doença e estão na mesma situação de tratamento.


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as leucemias representam o tipo mais comum de câncer da criança e do adolescente, sendo que as formas agudas da doença correspondem a cerca de 97% dos casos. O tipo mais comum de leucemia na criança e no adolescente é a linfóide aguda. A incidência estimada das leucemias é de 3 a 4 casos para cada 100 mil crianças com menos de 15 anos de idade, sendo seu pico de prevalência na faixa etária entre 2 e 5 anos de idade.

Assessoria Commonike

Post a Comment