22/08/2022

O boletim mais recente da Secretaria de Saúde de Pernambuco, divulgado na última quinta-feira, 18 de agosto de 2022, traz a confirmação de dois casos de varíola dos macacos no Sertão. Houve a confirmação de um em Bodocó, no Sertão do Araripe, e outro em Petrolina, no Vale do São Francisco. Com isso, os diagnósticos da infecção subiram para 19 na última semana. As outras cidades com casos confirmados são Recife (12), Jaboatão dos Guararapes (3), Paulista (1) e Surubim (1).

Nesse novo boletim, o número de notificações da varíola em Pernambuco subiu de 157 para 240. Destes, 19 deram positivo, 14 foram descartados e os outros ainda estão em investigação. Todos os pacientes com confirmação da doença são homens e estão em isolamento domiciliar.

As equipes de vigilância conseguiram identificar vínculo epidemiológico entre os pacientes e pessoas que tiveram histórico de viagem e/ou que se deslocaram para fora do Estado, em locais com transmissão comunitária da infecção.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a varíola dos macacos como uma emergência global em saúde. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, calafrios, exaustão e gânglios inchados.

Site Gazeta do Cariri - Com informações do Blog do Roberto Gonçalves

Post a Comment