Decisão do plenário ocorreu nesta sexta-feira. Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta sexta-feira (19 de agosto de 2022), que a federação PSDB/Cidadania no Ceará ficará neutra nas eleições majoritárias deste ano. O julgamento ocorre em plenário virtual e já contabiliza 5 votos favoráveis e nenhum contrário ao relator.

Na prática, a Corte retira a candidatura ao Senado de Amarílio Macedo (PSDB), lançada na segunda convenção do partido, no dia 5 de agosto.

A decisão por neutralidade ocorreu em convenção realizada no dia 4 de agosto, sob o comando de Chiquinho Feitosa (PSDB). A definição foi contrária ao anúncio do senador Tasso Jereissati de aliança com Roberto Cláudio (PDT) dias antes do evento partidário.

Houve interferência nacional da federação e a legenda no Estado acabou promovendo uma nova convenção entre o PSDB e o Cidadania, reforçando apoio à candidatura do PDT.

Assim, a participação da federação PSDB/Cidadania nas eleições deste ano fica concentrada em candidaturas ao Legislativo para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment