A Secretaria de Saúde de Barbalha retoma o calendário de vacinação antirrábica para cães e gatos. Nesta semana, o atendimento ocorrerá nesta quinta (22 de setembro de 2022), nos sítios Brito e Cabeceiras e sexta-feira (23) nos sítios Taquari e Correntinho. A vacinação ocorrerá das 8h30 às 11h30.

A vacina contra a raiva é obrigatória e tem validade de um ano. Cães e gatos com mais de três meses podem ser vacinados.  De acordo com o Coordenador do Departamento de Endemias, Robertson Pereira dos Santos, o objetivo, nesse primeiro momento, é dar prioridade a  Zona Rural e ampliar a cobertura vacinal em cães e gatos para combater a doença.

Robertson dos Santos explica também que a vacinação está disponível para população na Sede do Departamento de Endemias, localizado na Rua Madre Ilduara, 707, no Alto da Alegria, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Para ter acesso a vacinação é necessário apresentar um documento oficial com foto e está com uma caixa térmica com gelo.

Sobre a doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus, que provoca a doença, ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma rápida.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Programação da semana 

22/09/2022 (Quinta-feira)
Sítio Brito
Local: Em frente casarão de Marciano Teles
Sítio Cabeceiras
Local: Em frente a Capela

23/09/2022 (Sexta-feira)
Sítio Taquari
Local: Associação de Moradores
Sítio Correntinho
Local: Ponto de Apoio da UBS (Posto de Saúde)

Post a Comment