Ipê-Amarelo, árvore símbolo de Fortaleza. Foto: José Leomar/SVM

A primavera começa nesta quinta-feira (22 de setembro de 2022), às 22h04, no Hemisfério Sul. No Ceará, de acordo com a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, o calor deve ficar dois graus acima da média.

"Não muda tanto o tempo em relação ao calor. É quente o tempo todo e a gente conhece mesmo duas estações: a das chuvas, no primeiro semestre; e do sol e da ventania, no segundo semestre", afirmou.

"A gente já tem notado na capital cearense que a temperatura máxima, aquela registrada no início da tarde, já passou dos 33ºC em alguns dias de setembro. Isso significa dois graus acima dos valores médios do período", explicou.

Meiry Sakamoto afirma ainda que no interior do Ceará as temperaturas máximas também tem ficado acima do esperado. Sobral, por exemplo, passou dos 37ºC. Morada Nova e Tauá chegaram a 35, 36º.

"Setembro marca o início do B-R-O-BRO, o período de maior incidência de radiação solar, muito calor e cuidado com a baixa umidade relativa do ar, que merece nossa atenção para beber mais água e se cuidar no sentido de se manter mais hidratado", finaliza.

Ipês e curiosidades sobre a planta
Segundo Meiry Sakamoto, as flores passam a florescer com destaque para os ipês. "Em setembro a gente já percebe algumas mudanças. As flores começam a ficar mais abundantes em Fortaleza, os ipês-amarelos começam a florir", disse.

A planta apresenta diversas curiosidades, a começar pelo nome. Ipê é originário da língua tupi e significa casca dura. Tanto, que os índios utilizavam a madeira destas árvores para fazer arcos de caça e de defesa.

O ipê-amarelo já foi alvo de um decreto presidencial em 1961, quando Jânio Quadros, declarou que a espécie estaria imune ao corte, para preservar a árvore símbolo do Brasil.

Na roça, entre os mais velhos, há quem diga que quando o ipê-amarelo floresce é sinal de que vem chuva para molhar a terra seca. O ipê antes de florescer, as folhas caem e as árvores ficam secas. Mas quando as flores desabrocham, entre junho e setembro, a árvore fica bela.

Apesar de serem mais comuns os ipês de cor roxa, rosa, amarelo e branco, há outros tipos da planta que estão inclusive ameaçadoras de extinção. Por isso, é importante preservar, já que quando não há a ajuda do homem na hora de disseminar a espécie, o ipê conta apenas com o vento para levar as sementes e se reproduzir.

De todos os ipês, o amarelo carrega um título: o de árvore-símbolo do Brasil. Silvio Marchini reconhece o mérito: "O ipê-amarelo torna tudo mais bonito. Até quando olhamos para o chão".

Ordem natural

Ipês-rosa florescem entre junho e julho
Ipês-amarelo florescem entre agosto e setembro
Ipês-branco florescem em outubro

Fonte: g1 CE

Post a Comment