20/09/2022

Um romeiro está desaparecido há nove dias, após participar da Romaria de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. Amaro Manoel dos Santos, de 74 anos, foi visto pela última vez no dia 11 de setembro, na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Centro do município. A vítima é indígena e natural do município de Joaquim Gomes, no estado de Alagoas. Grupos já se mobilizam para realizar buscas.

O romeiro não foi localizado pelo grupo com quem viajava. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro (Sedest), a Prefeitura do Município só tomou conhecimento sobre o caso após o fim da Romaria, marcada pela Procissão do último dia 15. O comunicado de desaparecimento foi mobilizado por representantes indígenas da região e pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Recebemos o comunicado do desaparecimento através da senhora Luciana e da senhora Vanda, que são da causa indígena. Elas receberam uma ligação da Funai e, a partir de então, nós entramos em contato com a Guarda Municipal", explica a secretária Jôse Lima, da Sedeste, em entrevista para a Rádio CBN Cariri.

Segundo a responsável pela pasta, agentes foram de encontro ao grupo de romeiros indígenas, pertencentes à aldeia indígena Wassu Cocal, para entender o caso. O grupo foi direcionado a voltar para Alagoas. A filha da vítima desaparecida e um responsável pela excursão permaneceram em Juazeiro.

A Sedest informou que um Boletim de Ocorrência sobre o caso foi registrado no mesmo dia em que a pasta tomou conhecimento sobre o ocorrido. Jôse Lima ainda afirmou que hipóteses já foram levantadas sobre o paradeiro do indígena, como a possibilidade de Amaro Manoel ter embarcado por engano em outro ônibus, com destino a Alagoas.

A Sedest informou que está mobilizando ações junto à Basílica Nossa Senhora das Dores para tentar encontrá-lo. O Povo entrou em contato com a Secretária de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) que informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) já investiga o desaparecimento. 

Buscas
Aqueles que souberem de informações que possam contribuir com as buscas podem entrar em contato através dos telefones: (88) 99761 5786 (Luciana); (88) 99966 6224 (Vanda Cariri) ou (82) 98816 1284 (Mucunam, aldeia indígena Wassu Cocal).

A população também pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser repassadas pelo número (85) 3101-3350, da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte.

As informações também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Fonte: O Povo

Post a Comment