29/10/2022

A cultura do açaí está em vias de implantação no Cariri. Um projeto piloto apontou bons resultados que justificam a introdução da fruta. Estudos adicionais darão suporte para o processo. Uma reunião realizada na última semana entre a presidente do Sindicato Rural de Brejo Santo, Candice Rangel e representantes da Agropar, fazenda que toca o projeto definiu os próximos passos. A Agropar já obteve êxito com a iniciativa no município de Paracuru.

Além do Cariri, a Agropar avalia que há potencial para o cultivo do açaí nos perímetros irrigados de Baixo Acaraú, Curu-Paraipaba, Tabuleiro de Russas, Jaguaribe, Morada Nova e Icó. “São áreas importantes que são de terra firme com irrigação. O Ceará impressiona porque tem mais horas de sol do que o Pará, e com água suficiente e sol, a planta consegue produzir frutos mais doces. Vamos introduzir a cultura do açaí no Cariri”, diz Domingos Tavares, administrador da Agropar.

O Ceará possui mercado consumidor para a fruta e toda essa demanda é suprida com importação do produto junto ao Pará. “Isso mostra o enorme potencial a ser explorado pelos produtores cearenses”, diz Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). “Além disso, o cultivo do açaí é perene, podendo ser produzido durante todo o ano”.

Projeto piloto
No projeto piloto de Paracuru, foram produzidos cachos de 5kg a 7kg de açaí. E a expectativa é de que o solo da região do Cariri proporcione uma produtividade ainda maior. A introdução e expansão da produção de açaí no Estado conta com o apoio da Faec.

Na avaliação dos técnicos responsáveis, o plantio de Açaí BRS Pará (Embrapa) em Paracuru vem apresentando bons resultados, com uma produção de cachos a cada 25 dias, após três anos e meio do plantio.

Post a Comment