FOTO: Amos Mattos

25/10/2022

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou nesta terça-feira (25 de outubro de 2022) a gratuidade no transporte público no 2º turno das eleições no domingo (30). Outros seis municípios do Ceará já tinham definido aplicar a medida: Fortaleza, Caucaia, Sobral, Crato, Itapipoca e Maracanaú.

O objetivo da proposta é conceder à população desses municípios a possibilidade de se deslocar aos locais de votação nos ônibus que circulam dentro da cidade sem pagar tarifa.

O projeto foi colocado em votação após uma união de diversos poderes e instituições, como Poder Judiciário, Executivo, Legislativo e Ministério Público.

Outra medida já havia garantido a gratuidade em ônibus que viajam entre as cidades cearenses.

Fortaleza: a população terá gratuidade no transporte coletivo das 5h às 18h. A medida valeu também no primeiro turno e foi aprovada na Câmara de Fortaleza para facilitar o transporte dos eleitores.

Caucaia: a frota de ônibus irá funcionar normalmente, com a gratuidade que já ocorre desde setembro de 2021. A segunda cidade mais populosa do Ceará, com quase 400 mil habitantes, tem passagem dos ônibus municipais sem tarifa.

Sobral: assim como no primeiro turno da eleição, Sobral repetir a gratuidade dos ônibus urbanos em 30 de outubro, das 7h às 18h. O veículo leve sobre trilho (VLT) que opera na cidade também será gratuito, das 7h50h às 17h.

Maracanaú: o transporte público gratuito para no dia da eleição foi anunciado em 20 de outubro, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano. Além disso, haverá ampliação da frota. "A gestão municipal quer contribuir para o exercício democrático, por isso todas as linhas de ônibus estarão com passe livre", disse a Prefeitura de Maracanaú.

Crato: também terá transporte gratuito no segundo turno. Na ocasião, serão disponibilizados ônibus tanto para a zona urbana, como a zona rural no município.

Itapipoca: garantiu que os eleitores terão passagem gratuita no domingo de segundo turno da eleição. A logística de como vai funcionar o serviço na cidade ainda não foi definido, segundo a prefeitura.

Ônibus gratuito entre as cidades
Os deputados estaduais do Ceará aprovaram na quinta-feira (20) a gratuidade no transporte público metropolitano e intermunicipal para o domingo do segundo turno de eleição, 30 de outubro. A medida vale para ônibus, metrô e VLT e será custeada pelo Governo do Estado.

Fonte: g1 CE

Post a Comment