Ciro Gomes vota em Fortaleza. Foto: Thiago Gadelha/SVM

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, votou na manhã deste domingo (2) em Fortaleza acompanhado de familiares e aliados políticos como Domingo Filho; Roberto Cláudio, candidato a governador do Ceará; e do prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Ele chegou ao local de votação, a Secretaria da Saúde do Ceará, às 10h40 e votou logo em seguida. Questionado sobre o futuro político, o candidato disse que, após esta eleição, "pretende parar por aqui".

"Eu pretendo parar por aqui, por uma circunstância: se eu ganhar, eu troco minha reeleição pela eleição da forma que o país precisa ter, que foi jogada na lata do lixo em troca de um projeto de poder para o país. E se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar coisas sem a suspeição de uma candidatura."

"Claro, essas coisas sempre podem mudar, eu quero deixar registrado aqui, mas eu tenho 64 anos, estou dentro dos 65, e a minha vida inteira na causa do povo brasileiro. Chego aqui sem nunca ter sido denunciado por corrupção, nenhuma vez na vida, é raro político no Brasil poder dizer isso hoje. Sempre saí pela porta da frente, sempre entreguei o que a população esperou de mim. E não vejo a hora de poder cuidar da minha vida, dos meus lindos netos", continuou o candidato.

Ciro Gomes afirmou também que, durante a campanha, refletiu por várias vezes se valeria a pena continuar como candidato em "tempos estranhos".

"Os tempos estão muito estranhos, no mundo e no Brasil, talvez eu esteja ficando uma pessoa meio fora da moda nesses tempos estranhos em que a gente está vivendo. Mas eu parei muitas vezes ao longo da campanha para pensar se valia a pena eu desistir de defender a Justiça, desistir de defender a igualdade e reafirmo para vocês categoricamente, o balança final é: vale a pena, vale a pena."

Ataques durante a campanha
O candidato do PDT considerou a campanha "de muito ataque" e "ódio" e disse que, "mesmo as evidências" apontando para sua não eleição, tem esperança em formar alianças no segundo turno. Pesquisa eleitoral Ipec divulgada neste sábado (1º) apontam Ciro Gomes com 5% das intenções de voto.

"Eu saí do debate da Globo honrado porque eu não precisei pedir direito de resposta e nem precisei responder a direito de resposta. Isso é mais um atestado de que nenhum adversário meu, nem pra direita, nem pra esquerda, me acusou de qualquer corrupção, qualquer ilícito político."

"Mas mesmo eu sendo duro, claro na denúncia, eu procurei deixar uma margem para que, uma vez eleito, e a esperança ainda tenho hoje, mesmo com todas as evidências em contrário, eu procuro conciliar a nação brasileira. A nação não merece o ódio que está nos dividindo, as famílias brigando", completou.

Ele e os aliados utilizam roupas amarelas, cor símbolo da aliança do PDT na campanha 2022 no Ceará. Em 2018, Ciro utilizou cores azuis.

Trajetória
Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, de 64 anos, é candidato à Presidência pela quarta vez. Ele nasceu em Pindamonhangaba (SP), mas, ainda da infância, mudou-se para Sobral (CE), onde a família fez carreira política. Cursou direito e começou a militância política na universidade.

Foi professor, deputado estadual, federal, prefeito de Fortaleza e, também, ministro da Fazenda (governo Itamar Franco) e ministro da Integração Nacional (governo Lula). Ciro responde na Justiça a dezenas de processos por danos morais ou calúnia, injúria e difamação.

Fonte: g1 CE

Post a Comment