26/10/2022

Empresários do setor da cerâmica no Cariri estão investindo em energia solar para manter as máquinas funcionando. Isso porque, além de ser mais sustentável e possuir um custo acessível, essa fonte de energia também promete reduzir os custos na fatura da conta de luz do final do mês. De acordo com Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o uso de painéis solares pode diminuir em até 95% a conta de luz, dependendo da quantidade de energia gerada, do consumo e da tarifa local.

"Uma parceria que vem dando certo é o uso de energia fotovoltaica por empresas de construção de itens de cerâmica. Esse alinhamento, juntamente, com a possibilidade de financiamento abaixo da selic, tem movimentado grandes empreendimentos de energia solar fotovoltaica na região do cariri cearense. A previsão é que isso ainda motive projetos desta natureza nos próximos anos, mesmo com a efetivação do Marco legal da energia solar (lei 14.300)", explica Henrique Grangeiro, engenheiro eletricista e sócio da Eh Solar.

Atualmente a Eh Solar está trabalhando em três projetos nas cidades de Farias Brito e Crato, e já instalou energia solar em duas empresas de cerâmica em Nova Olinda. Uma delas a Cerâmica Cenolinda, comandada por Kesio Winston. 

"A energia solar despontou como estratégia atrativa para a diminuição dos custos mensais e, na cadeia produtiva, para o oferecimento do nosso produto (blocos cerâmicos) a um preço competitivo", diz Kesio.

O empreendedor explica que o investimento é vantajoso, quando se tem um objetivo definido e um financiamento viável: "eu fiquei atento aos critérios do financiamento e, principalmente, ao cronograma de pagamento, e posso afirmar que nesse momento já é possível contabilizar diminuição nos custos mensais e vislumbrar um cenário de mais estabilidade", finaliza.

A indústria da cerâmica foi uma das mais afetadas com as últimas altas da energia elétrica, já que, este setor possui equipamentos com motores de alta potência, o que consome uma maior quantidade de energia. Assim, as placas fotovoltaicas estão cada vez mais presentes entre os ceramistas do cariri. De acordo com Henrique, a Eh Solar já desenvolveu dois projetos para ceramistas em Nova Olinda, e está trabalhando em mais três, nas cidades de Farias Brito e Crato.

"Com o alto potencial do Ceará, esta é uma das fontes de energia mais viáveis. Além disso, as placas tem duração média de vinte e cinco anos, a manutenção é simples e em pouco tempo você consegue recuperar o valor investido", completa Henrique.

Mais informações,
Assessoria Commonike

Post a Comment