12/10/2022

Por Redação Gazeta do Cariri

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará oferta 470 vagas para cursos técnicos nos campi de Crato e Juazeiro do Norte. As inscrições estão abertas de 14 a 30 de outubro, pelo site qselecao.ifce.edu.br. A seleção é feita pela análise do histórico escolar e não é necessário fazer prova.

O campus de Crato oferece os cursos integrados em Agropecuária (120 vagas) e Informática para Internet (70 vagas), e o subsequente em Agropecuária (40 vagas). São 230 vagas no total.

Em Juazeiro são 240 vagas distribuídas entre os cursos técnicos integrados de Edificações, Eletrotécnica, os cursos novos de Brinquedoteca e Controle Ambiental, além dos subsequentes em Sistemas de Energia Renovável e Geoprocessamento.

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio tradicional conferem habilitação profissional técnica de nível médio, essa modalidade é destinada a quem concluiu o ensino fundamental. Já os subsequentes são ofertados a quem concluiu o ensino médio.

A inscrição deve ser feita em duas etapas. Primeiro, com o preenchimento do formulário de inscrição no site qselecao.ifce.edu.br, no Processo seletivo 2023.1 - Cursos Técnicos (24 campi). Em seguida, o candidato deve entregar, no campus em que se inscreveu, a documentação exigida pelo edital: protocolo gerado após inscrição online, documento oficial de identificação, CPF próprio e histórico escolar completo do ensino fundamental ou do ensino médio. A entrega da documentação pode ser feita até 31 de outubro. Caso ainda não tenha recebido o histórico, é possível apresentar declaração da escola com as notas obtidas até o momento.

Conheça os cursos oferecidos no Crato
Informática para a Internet
O curso de Informática é oferecido na modalidade Integrado ao Ensino Médio – ou seja, o aluno recebe a formação técnica ao mesmo tempo em que cursa o ensino médio regular, também no campus. O curso é integral e tem duração de três anos. Os alunos são preparados para planejar, executar e gerenciar atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware, software, além dos aspectos organizacionais e humanos.

Agropecuária
O curso de Agropecuária é ofertado na modalidade Integrado ao Ensino Médio, com duração de 3 anos. O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial, além de fiscalizar produtos da área. Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

NOVOS CURSOS

Os cursos técnicos de Brinquedoteca e Controle Ambiental são os primeiros da região do Cariri. Ao concluir, o técnico em brinquedoteca está habilitado a participar do planejamento e da realização de atividades lúdicas, equilibradas entre a brincadeira dirigida e a brincadeira livre, direcionadas para crianças, adolescentes ou adultos; promover a interação entre os usuários e apoiar ações coletivas ou comunitárias de integração entre diferentes idades em projetos de brincar intergeracional,  atuando em escolas, clínicas, brinquedotecas, museus, hospitais. 

Já o técnico em controle ambiental estará apto a propor medidas para a minimização dos impactos ambientais e recuperação de ambientes já degradados; realizar ações de saúde ambiental nos territórios; promover monitoramento e ações sustentáveis de manejo ambiental; controlar processos produtivos. O profissional dessa área poderá atuar em indústrias, aterros sanitários, cooperativas, unidades de conservação ambiental, empresas de licenciamento ambiental.

SERVIÇO

Processo Seletivo do IFCE 2023

Inscrições de 14 a 30/10, pelo site qselecao.ifce.edu.br

Entrega de documentação no campus até 31/10

Campus Crato:
Rodovia CE 292, km 15, bairro Giselia Pinheiro | cca.crato@ifce.edu.br

Campus Juazeiro do Norte:

Avenida Plácido Aderaldo Castelo, n°1646, bairro Planalto | cca.juazeiro@ifce.edu.br

Contato: (88) 2101-5300

Post a Comment