08/10/2022

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira, 7, apontam um avanço histórico da Saúde em Juazeiro do Norte.

O município saiu da posição 183° para 114° no ranking da saúde dos 184 municípios cearenses.

O município também aparece como 1º do Crajubar nos índices do atendimento realizado aos hipertensos, diabéticos, gestantes, nas Unidades de Saúde da Família USFs. Fato registrado pela primeira vez na história.

A Atenção Primária de Juazeiro também é destaque. A cidade atingiu a nota 8.2 do Índice Sintético Final (ISF) no programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.

"Quando assumimos a Secretaria de Saúde, os indicadores da Atenção Primária, que varia de 0 a 10, era de 2.1. Avançamos para 3.6 em 2021, avançamos mais ainda no primeiro quadrimestre, passando para 4.2 e, hoje, recebemos a notícia do Ministério da Saúde, que Juazeiro consegue uma nota de 8.2 a nível nacional", explica Francimones Rolim, secretária de Saúde.

A nota é parte do programa do Governo Federal que tem como princípio estruturar um modelo de financiamento, que aumente o acesso da população aos serviços da Atenção Primária. O projeto leva em conta indicadores como consulta pré-natal, atendimento odontológico para gestantes, vacinação de crianças de um ano, consultas para pessoas com diabetes e hipertensão.

Quitéria Magalhães, coordenadora da Atenção Primária, enaltece o trabalho dos profissionais da saúde, que fizeram Juazeiro subir 70 posições. "Estamos alcançando os resultados de muito trabalho. Gestão com a parceria dos nossos profissionais," ressalta.

Post a Comment