Morreu na manhã desta terça-feira, 4 de outubro de 2022, no Hospital São Carlos, em Fortaleza, o Monsenhor José Mota Mendes, aos 81 anos.

Mota estava internado se cuidando de um tumor no cérebro na capital do estado, desde maio de 2022 e na segunda-feira, 3, teve o seu quadro de saúde agravado.

A informação do óbito foi confirmada pela Diocese de Crato e pelo Pe. Pedro André.

O padre Mota da paróquia de São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, havia passado por uma retirada do líquido do tumor em maio, e reagiu bem ao procedimento cirúrgico. Na época, o vigário Pe. Edson Bantim disse que ele estava bem e com muita saudade de casa.

No dia 10 de junho, o quadro de saúde de Pe. Mota se agravou, ele foi entubado e extubado naquele mesmo dia. Atualmente estava em um apartamento do hospital.

O corpo será transladado para Várzea Alegre com chegada prevista para esta terça-feira. O corpo será velado na Igreja Matriz e o sepultamento será nesta quarta-feira, 5, com horário a ser confirmado, na Matriz, na porta principal.

Pe. Mota

Pe. José Mota Mendes nasceu em Assaré, no dia 29 de outubro de 1940, filho de Raimundo Mendes Rater e Zulina Mota Mendes, muito cedo despertou para a vocação de padre, demonstrada nos pequenos gestos de amor ao próximo, generosidade, doação, caridade e devoção.

No Seminário de Crato fez o Curso de Humanidades. Estudou também em Fortaleza, mas concluiu seus estudos teológicos em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Seminário Provincial Coração Eucarístico de Jesus.

Em Fortaleza, recebeu a sagrada tonsura das mãos de Dom José Mauro Ramalho, e em 1968, na capela do Palácio Cristo Rei de Belo Horizonte, recebeu o sagrado sub-diaconato das mãos de Dom João Resende da Costa, arcebispo de Belo Horizonte.

No dia 22 de dezembro de 1968 na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré, recebeu o sagrado presbiterato à Ordem sacerdotal, das mãos do bispo Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, em meio a uma grande festa religiosa e social. Foram 53 anos de missão ao sacerdócio.

De 17 de março de 1969 a 20 de fevereiro de 1970, foi vigário substituto de Várzea Alegre. Até 24 de dezembro de 1983, ocupou o cargo de vigário Ecônomo da Paróquia de São Raimundo Nonato. Nesta data, passou a ser vigário pároco da paróquia, totalizando 52 anos à frente da Paróquia.

Desempenhou o cargo de vigário substituto da Paróquia de Lavras da Mangabeira, de 1972 a 1990. Também foi vigário paroquial de Granjeiro, durante 27 anos, estreitando ainda mais os laços políticos, sociais, culturais e religiosos entre os dois municípios.

Em seus 50 anos à frente da Paróquia local, foi nomeado “Monsenhor” pelo Bispo Diocesano Dom Gilberto Pastana, no dia 21 de abril de 2019.

Diante de toda essa trajetória, Pe. Mota foi considerado um pastor fervoroso, deu notoriedade à Festa do Padroeiro São Raimundo Nonato, destacada como a quarta maior festa religiosa do interior do Ceará.

Fonte: Site Várzea Alegre Agora

Post a Comment