28/10/2022

A divergência política que divide o Brasil nos segundo turno das eleições gerais também é pauta no relacionamento de Brena Oliveira e Nikael Lima, casal de Fortaleza que está junto há três anos. O empresário de 26 anos vota no atual presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto a gerente comercial escolheu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Eu já tentei convencer ela a vir para o meu lado. Eu acho que se eu me beneficiar em algo, ela vai se beneficiar também, mas ela acha que não. Aí fica cada um com seu partido”, disse Nikael.

Em contrapartida, Brena disse que também já tentou convencer Nikael a repensar a escolha. “Nem eu cedo, nem ele cede. Agora cada um tem seu carro adesivado como bem entende. Cada um com sua opinião”, declarou.

Os adesivos nos carros, item comum para expressar os posicionamentos políticos, já foram tema de debate entre o casal. No último dia 2 de outubro, data das eleições, o casal passou por uma situação — que hoje eles lembram sob risos.

“A gente só tinha um carro, e eu adesivei todo ‘de Bolsonaro’. Eu chamei ela para a gente ir votar e ela disse: ‘eu não vou nesse carro, só se tirar os adesivos’. Aí eu disse que não ia tirar. Ela acabou indo votar de carro por aplicativo. Só quando a gente voltou [do local de votação] foi que nos resolvemos”, disse Nikael.

“Mas eu fiquei firme na minha posição. Não entrei no carro de jeito nenhum”, destacou a gerente comercial.

O primeiro turno serviu, inclusive, como uma experiência fundamental para a decisão que tomaram com relação ao segundo turno. O casal disse que vai assistir à apuração dos votos em locais separados, com amigos que possuem os mesmos posicionamentos políticos. No primeiro turno, eles viram juntos. “Cada um vai para seu comitê e não tem briga”, disse Nikael.

24 horas sem se falar
A divergência política entre o casal ficou mais forte em 2022, mas não é a primeira vez que eles encaram a discordância. “A gente só descobriu [a divergência política] já enquanto casal, e quando chegaram as eleições, porque quando a gente começou a namorar ainda estava longe [das eleições]. Teve divergência, mas tudo tranquilo. Agora, está tudo bem, mas a gente não concorda um com o outro. Às vezes, o que é bom para um não é para o outro”, comentou a gerente.

Em 2020, durante as eleições municipais em Fortaleza, Brena optou pelo então candidato, José Sarto (PDT) — atual prefeito de Fortaleza — e Nikael votou em Capitão Wagner (Pros), que ficou em segundo lugar no pleito.

“A primeira foi mais calma, mais tranquila. Nessa agora que o ‘negócio está pegando’. A gente já dormiu brigado porque teve briga entre Lula e Bolsonaro. A gente passou 24 horas, sem se falar, por conta disso”, disse Brenda.

“A gente já discutiu uma vez mais sério, em que ele falou um monte de coisa, eu falei um monte; ele tomou as dores, e eu tomei as minhas. Se virou cada um para um lado na hora de dormir, e passamos o dia inteiro sem se falar. Foi discussão mesmo”, complementou a gerente.

Contudo, Brena disse que a discordância não afeta o relacionamento, e que ambos buscam maneiras de evitar o desgaste por motivos políticos. “Nunca foi tão grave, que afetasse o relacionamento. Não tem como duas cabeças diferentes pensarem coisas iguais, especialmente quando voto em um, e ele em outro. Já falei até para a gente não tocar no assunto. Na hora da discussão, a gente se exalta e pode ocorrer algo mais grave”, explicou.

Fonte: g1 CE

Post a Comment