FOTO: Guto Vital

17/10/2022

Como parte da programação de Outubro Rosa, o Consórcio Regional de Barbalha, está ofertando exames de mamografia, principal ferramenta para identificação do câncer de mama, na Policlínica Regional João Pereira dos Santos, popularmente conhecida como Policlínica de Barbalha. Serão 40 exames por dia até o final do mês.

Em entrevista à rádio CBN Cariri nesta segunda-feira, 17, o diretor geral da unidade, Pedro Alex Leite Cruz, explicou que, além dos exames de mamografia, também serão ofertados ultrassons mamárias e consultas com mastologistas. A Policlínica vai atender pacientes de Barbalha, Jardim, Missão Velha, Juazeiro do Norte, Caririaçu e Granjeiro.

"Esses seis municípios já são atendidos aqui com a gente. A paciente procura a porta de entrada da Atenção Básica, que a gente chama de Programa Saúde da Família (PSF), dizendo da vontade de fazer esse exame. A partir disso, ela é encaminhada para cá. Serão ofertadas 40 mamografias por dia, 20 pela manhã e 20 pela tarde", explicou o diretor.

Segundo Pedro, a Policlínica chega a realizar 800 mamografias por mês. Apesar de a campanha estimular a realização do exame durante outubro, pacientes que não conseguirem vagas para este mês podem utilizar os serviços da Policlínica para prevenção do câncer de mama em novembro e dezembro também.

"Caso as pacientes não consigam vagas, pois a procura é muito alta, a gente faz mamografias durante todo o ano, todos os meses. Não deixem de fazer, pois a gente já observou que nos demais meses não conseguimos ocupar todas essas vagas ofertadas. Por conta da campanha, o pessoal costuma vir mais, mas fazemos durante todo o ano", pontuou Pedro.

Fonte: O Povo

Post a Comment