23/10/2022

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (Proder/UFCA) abriu na última quarta-feira, 19 de outubro de 2022, as inscrições do Edital  06/2022. O documento faz referência ao processo seletivo para o preenchimento de até 20 vagas para o Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável.

Podem se inscrever no processo seletivo brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento. As inscrições serão realizadas em duas etapas. Na primeira, é preciso preencher um formulário disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA), até o dia 11 de novembro de 2022. Para acessar o formulário, procure no menu lateral esquerdo o item “Pós-Graduação” e clique, nesta ordem, nos itens “stricto sensu” e “Área do Candidato – Processo Seletivo”.

Após o preenchimento dos dados requeridos, o(a) candidato(a) deve preencher novo formulário, desta vez disponível na plataforma Forms/UFCA.

O processo de seleção para o Proder/UFCA está dividido em duas etapas: a primeira etapa será de análise do currículo Lattes, de caráter eliminatório. Na segunda fase, de caráter classificatório, os(as) candidatos(as) serão avaliados por meio de uma carta de intenção, que deve conter, no máximo, três laudas.

O edital e os documentos relacionados podem ser encontrados no site do Proder/UFCA e, ainda, no Portal da UFCA. O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 22 de dezembro de 2022, a partir das 16h.

Linhas de Pesquisa
As vagas do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA estão divididas em três principais linhas de pesquisa: Meio Ambiente; Tecnologia e Modelagem; Saúde, Estado e Sociedade. Cada linha de pesquisa está dividida em subgrupos específicos. O quantitativo de vagas para cada subgrupo das linhas de pesquisa e seus respectivos orientadores estão disponíveis no Quadro 1 do Edital de seleção.

Proder/UFCA 
O mestrado acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável da UFCA promove aulas presenciais ou remotas, distribuídas em dias letivos nos turnos manhã e tarde, de acordo  com a necessidade de cada disciplina. Os encontros presenciais serão realizados no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), em Crato.

Serviço
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder/UFCA)
Telefone: 88 3221-9503
proder@ufca.edu.br

Post a Comment