09/10/2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a suspensão da propaganda eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que associa o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ao canibalismo.

A decisão foi dada neste sábado (7), de forma provisória, pelo ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, após a defesa de Bolsonaro acionar o TSE pedindo a retirada da propaganda.

A campanha petista exibiu, em propaganda eleitoral, trecho de um vídeo em que mostra uma entrevista concedida por Bolsonaro ao jornal norte-americano The New York Times em 2016, onde o presidente relata a visita a uma comunidade indígena que teria costumes canibalístico. No que a campanha petista sugeriu que Bolsonaro comeu carne humana.

Depois da veiculação, a medida foi aceita em caráter provisório e prevê ainda a obrigação de abster novas divulgações com igual teor, sob advertência da possibilidade de configuração de crime de desobediência.

“Em análise superficial, típica dos provimentos cautelares, verifica-se que, como alegado, a propaganda eleitoral impugnada apresenta recorte de determinado trecho de uma entrevista concedido pelo candidato representante, capaz de configurar grave descontextualização”, diz o ministro.

Fonte: Rádio Sociedade da Bahia

Post a Comment