14/10/2022

A campanha de vacinação contra poliomielite no Ceará atingiu 80,94% das crianças de um a quatro anos no Ceará, informou a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta sexta-feira (14).

De acordo com a pasta, foram imunizadas 417.415 crianças de um público-alvo de 515.696. Com o encerramento da campanha, o estado tem recomendado aos municípios que não atingiram a meta que mantenham as estratégias de busca ativa do público.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95%. Em Fortaleza, segundo dados do Ministério da Saúde, foram 130.568 crianças vacinadas.

Cobertura vacinal em crianças na capital (%):

1 ano: 55,99%
2 anos: 44,47%
3 anos: 45,12%
4 anos: 48,51%
Total: 48,50%

O que é a poliomielite?

A poliomielite, também chamada de "paralisia infantil", é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida. O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.

De acordo com a Fiocruz, a doença é causada pelo poliovírus, "que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia".

A infectologista Raquel Stucchi, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explicou em entrevista à BBC que o vírus é transmitido de pessoa para pessoa ou através da contaminação das redes de esgoto e água. "O agente infeccioso, conhecido como poliovírus, fica no intestino e é eliminado pelas fezes. A partir daí, pode contaminar outras pessoas", ensina.

Na maioria das vezes, a infecção não tem grandes repercussões na saúde. Mas há uma parcela de acometidos, especialmente crianças com menos de cinco anos, que desenvolvem formas bem graves.

Nesses casos, o vírus afeta o sistema nervoso e pode causar uma espécie de fraqueza muscular — daí vem o termo "paralisia infantil", um dos nomes populares da moléstia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990, segundo o Ministério da Saúde. Em 1994, o país recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Conhecida há milhares de anos, a poliomielite foi um enorme problema de saúde pública nos séculos 19 e 20, com surtos e epidemias registrados em várias partes do mundo.

Fonte: g1 CE

Post a Comment