15/11/2022

A barragem da Cachoeira Dantas, às margens da BR-230, zona rural de Várzea Alegre, começou a transbordar, no popular sangria, nesta segunda-feira, 14 de novembro.

As informações foram confirmadas pelo agricultor João Frutuoso, por meio de registros enviados à redação.

O fato é incomum na região nesta época do ano, tendo em vista que a barragem só começa a trasbordar nos primeiros meses do ano. Nos últimos dias tem chovido bastante em Várzea Alegre, na localidade da Cachoeira Dantas foram 116 milímetros, sendo 60 mm no sábado e 56 mm no domingo, 13.

A barragem da Cachoeira Dantas faz parte do afluente do açude Dep. Luiz Otacílio Correia – Olho D’água, localizado no Sítio São Vicente, sede rural, que abastece a cidade. Em época de chuvas na região, o local se torna atração da população, por causa do aporte de água desse principal reservatório.

A última atualização do Portal Hidrológica do Ceará informa que o açude Olho D’água está com 16.730.000,00 m³ de água, o equivalente a 87,09% da capacidade total que é de 19.000.000 m³. Vale destacar que o açude atingiu o volume máximo no dia 28 de abril deste ano.

Fonte: Site Várzea Alegre Agora

Post a Comment