Centro de Especialidades. FOTO: Site Gazeta do Cariri

11/11/2022

Já está disponível nas Unidades de Saúde cratenses as vacinas meningocócicas para trabalhadores da saúde, crianças até 10 anos podem se vacinar e adolescentes de 11 a 14 anos. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo indicadas duas doses, aos 3 e aos 5 meses de idade e um reforço preferencialmente aos 12 meses de idade.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) também está disponibilizando a vacina meningocócica C para crianças até 10 anos de idade não vacinadas e para trabalhadores da saúde. Da mesma forma, a vacina meningocócica ACWY está sendo ofertada temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos de idade.

A vacina meningocócica ACWY (Conjugada) está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023 adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. Grave e contagiosa, a meningite é uma doença capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção.

Serviço

Campanha Vacinação Meningocócica

Para trabalhadores da saúde, crianças até 10 anos e adolescentes de 11 a 14 anos

Em todas as Unidades de Saúde

Post a Comment