12/11/2022

A governadora do Ceará em exercício, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, entregou, nesta sexta-feira (11), a reforma e urbanização do entorno da antiga estação ferroviária para implantação do Centro Cultural de Aurora, na região do Cariri. A obra recebeu um investimento de aproximadamente R$ 860 mil do Tesouro do Estado.

“Essa semana foi uma semana de muito trabalho, resolvendo questões administrativas e hoje estou recebendo aqui, na minha cidade, esta acolhida tão calorosa”, declarou a governadora em exercício, Nailde Pinheiro, em sua cidade natal. “Eu estou muito feliz e emocionada de estar aqui, inaugurando essa revitalização da estação, passando aqui a funcionar o Centro Cultura que leva o nome desse grande artista, pintor internacionalmente conhecido, Aldemir Martins”, completou.

Equipamento cultural
Com área aproximada de 276,40 m², o prédio comporta salas para exposição e biblioteca. Na parte externa, o ambiente contempla uma área para eventos e uma praça.

“É uma honra muito grande estar aqui hoje, em Aurora, recebendo um equipamento cultural, onde a gente sabe que atualmente as políticas de cultura e para cultura, nesse país, foram desmontadas”, enfatizou a coordenadora de Cultura do Cariri, Dane de Jade, que participou do evento representando o secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba. “Nesse ano, que Aurora completa 139 anos, tem sua história contada em um equipamento, porque cultura é tudo que vem da alma do povo, é uma festa bonita, é uma conversa de amor, é a felicidade que a gente tem”, completou.

O antigo prédio da estação e a caixa-d’água que receberam obras de restauração têm relevante valor histórico para o município. Por essa razão, o projeto manteve as características originais dessas edificações.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, também filha de Aurora, esteve presente no evento e relatou o quão importante são momentos assim para o município.

“Eu tenho bebido dessa arte, dessa energia do povo aurorense que é um povo trabalhador, aguerrido, e um povo que tem história no nosso Estado e no mundo”, pontuou a secretária. “Enquanto primeira-dama estive junto a Camilo, em busca fortemente do que inauguramos hoje, a inauguração desse equipamento, a revitalização desse entorno, a construção de dois Centros de Educação Infantil e entre outros projetos, fazendo Aurora ser atendida”, pontuou.

A obra, foi executada por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), que informou que foram realizadas obras na parte interna para alocar as salas de exposição e biblioteca, e proporcionar mais conforto e segurança para os colaboradores e visitantes.


Além disso, foram realizados serviços de reparo no forro e cobertura; pintura de fachada, paredes internas e externas; atualização das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias; nova iluminação; climatização; pavimentação de passeios e áreas de circulação próximas ao equipamento público.

Post a Comment