Fábrica fica em Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Foto: Fabiane de Paula / DN

01/11/2022

A Schneider Electric, gigante do setor de soluções energéticas, confirmou a coluna do jornalista Victor Ximenes que a fábrica da companhia no Ceará vai ser fechada em dezembro deste ano.

A unidade, localizada em Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza, pertencia à cearense Microsol, fabricante de estabilizadores, no-breaks e módulos isoladores que marcou época no Estado nos anos 1990 e 2000. Quem teve computadores naquele período certamente se recorda desses produtos.

Em 2009, a Microsol havia sido vendida em sua totalidade para a Schneider Electric, criando a APC Microsol, cujos produtos são encontrados no mercado até hoje.

Em mais de 25 anos, a companhia cearense acumulou 5 milhões de produtos comercializados. Chegou a ser a maior fabricante do segmento no Nordeste e uma das maiores do Brasil.


DEMISSÕES
O encerramento da fábrica em Eusébio causará o desligamento de 75 profissionais. Além disso, afetará outros 36 empregos indiretos.

A fábrica contempla duas linhas do portfólio de Secure Power da Schneider Electric. Conforme a empresa, elas "serão substituídas pela introdução de uma oferta internacional, com mais autonomia e funcionalidades". O  abastecimento continuará sendo realizado a partir do Centro de Distribuição da companhia, em Cajamar (SP).

Em comunicado, a Schneider afirma que a medida faz parte de uma estratégia de otimização do negócio, em resposta à transformação do mercado.

"A Schneider Electric ressalta que a decisão é fruto de estudos iniciados ainda em 2018 e que segue atuando com solidez no Brasil, país estratégico onde está presente há 75 anos e onde mantém uma fábrica e um centro de distribuição inteligentes, únicos exemplares desse tipo na América do Sul, gerando cerca de 1400 empregos diretos", detalhou a empresa.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment