26/11/2022

O governo federal publicou em edição extra do "Diário Oficial da União" de quinta-feira (24) uma portaria que abre crédito suplementar em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Foram liberados R$ 21,4 milhões e o dinheiro deverá ser usado para normalização da Operação Carro Pipa. Sobre a Operação Carro-Pipa, o MDR informou que o serviço será retomado na próxima semana.

As cidades de Aiuaba, Arneiroz, Beberibe, Irauçuba e Quiterianópolis, no sertão cearense, estão sem abastecimento de água com a suspensão da Operação Carro-Pipa, feita pelo Exército em parceria com pipeiros particulares com objetivo fornecer água em regiões afetadas pela estiagem em cidades do Ceará e do Nordeste. Sem o apoio do programa do Governo Federal, cerca de 25 mil pessoas são prejudicadas, conforme o sindicato.

Conforme o presidente do Sindicato dos Pipeiros, Eduardo Aragão, os dois municípios que tiveram a operação suspensa estão em situação de colapso.

"Situação gravíssima. O problema ocorre constantemente durante o ano, mas no início do mês parou total. Inclusive os gestores estão atrás da volta do abastecimento e ainda não conseguiram. Muito triste. Pior que esse fim de ano é a época mais seca", afirmou.

Em todo o Nordeste, 44 cidades estão com o abastecimento "temporariamente suspenso" e nove "aguardando recurso", conforme dados do portal da Operação Carro-Pipa, site do Exército Brasileiro. Em outras 40 cidades o programa está "em execução".

Salários atrasados desde a eleição
Eduardo Aragão relata ainda que o salário dos pipeiros de outubro está atrasado e sem previsão de recebimento. "Nós tentamos contato como Exército, e eles falaram que aguardam recurso. E sem previsão", diz.

A Operação Carro-Pipa, do governo federal, cujo objetivo é promover o abastecimento de água potável para o consumo humano na região do Nordeste e no Norte de Minas Gerais, estava parcialmente suspensa desde 16 de novembro. A informação foi confirmada pelo Exército Brasileiro, responsável pela execução da Operação.

Segundo o MDR, o remanejamento de recursos foi decidido na última segunda-feira (21) pela Junta de Execução Orçamento (JEO), órgão de assessoramento direto ao presidente da República na condução da política fiscal do governo federal.

O Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Carro-Pipa) foi implementado há mais de 20 anos, por intermédio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa.

Fonte: g1 CE

Post a Comment