08/11/2022

Um suspeito de participação na morte do professor da rede municipal de ensino de Aurora, na região do Cariri cearense, Paulo Gonçalves de Aquino, de 33 anos, foi preso nesta segunda-feira (7), conforme a Polícia Civil do Ceará (PC-CE). O educador foi encontrado morto, com duas perfurações de arma de fogo na região do crânio, e o corpo carbonizado na manhã do dia 12 de outubro de 2012, no Sítio Olho D’Água, zona rural do município de Aurora-CE.

O investigado, Jean Júnior de Araújo Ferreira, o “Jean Júnior”, foi preso no início da noite de ontem no município de Brasil Novo, no estado do Pará, numa ação conjunta da Polícia Civil do Ceará através da Delegacia Municipal de Aurora, da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Ceará – COIN e da Polícia Civil do Pará. Segundo as investigações, “Jean Júnior”, possui contra si um mandado de prisão preventiva por crime de homicídio qualificado. Ele é suspeito de na companhia de Francisco Adenilton Gomes do Nascimento, conhecido como “Denin”, que também esteve foragido e capturado em maio de 2018, no município Jacareí, no interior paulista, pela Polícia Civil, e que encontra-se preso na cadeia pública de Juazeiro do Norte/CE, depois de ter sido submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri Popular, em 29 de outubro de 2019. “Denin”, depois de condenado pelo Conselho de Sentença a pena de 22 (vinte e dois) anos e 09 (nove) meses de reclusão, em regime inicial de cumprimento de pena fechado. Os dois são apontados como suspeitos de terem executado o professor aurorense Paulo Aquino.

Após troca de informações entre a Polícia Civil cearense e a Polícia Civil paraense, no fim da tarde, início de noite, desta segunda-feira, a equipe da delegacia de Brasil Novo-PA, em posse do mandado de prisão preventiva expedido pela justiça do munícipio de Aurora-CE em desfavor de Jean Júnior, fez diligências e durante serviços de campana, conseguiu efetuar a prisão do suspeito que estava respondendo ao inquérito em liberdade, informando durante toda a instrução processual que estava residindo na cidade de Aurora do Pará. Ele teve um primeiro julgamento marcado para o dia 20 de setembro de 2022, mas que não foi realizado em razão do mesmo não ter sido localizado no endereço que até dizia morar em Aurora do Pará, sendo a sessão do júri adiada, causando frustração na população de Aurora.

Assista ao vídeo:


Diante disso, a Polícia Civil de Aurora-CE por meio de requerimento da Promotoria de Justiça do município foi acionada. O delegado titular da delegacia municipal de Aurora, Dr. Paulo Hernesto Pereira Tavares, passou a manter contatos e trocar informações com a delegacia de Polícia Civil de Aurora do Pará, tendo a frente o delegado Leonam Kzan Pontes, que através de ações de inteligência policial descobriu que Jean Júnior na verdade não estava mais naquele município, e tinha fugido, com a véspera do seu julgamento popular para alguma outra cidade do Pará ou de outro estado. A promotoria de justiça de Aurora, sabendo disso e sem saber qual o atual paradeiro, e do indiciado e que ele viesse a ser condenado no tribunal do júri, mas não preso, representou pela prisão preventiva do Jean Júnior, tempestivamente, prisão esta deferida pelo Poder Judiciário de Aurora, dando início a uma caçada policial.

SAIBA MAIS

Foi feito um trabalho de inteligência policial e descoberto que o mesmo provavelmente estivesse na cidade de Brasil Novo, também no Pará, mas ainda sem tanta certeza. Desta vez, foi acionada a delegacia de Polícia Civil de Brasil Novo, tendo à frente o delegado, Henrique Inácio, que iniciou um trabalho a procura do alvo. Na ocasião, com a ajuda da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Ceará – COIN, colaborando com os serviços de inteligência, auxiliando a delegacia de Brasil Novo, as diligências continuaram, e ontem se deu o cumprimento a determinação judicial da justiça cearense. Após sua prisão, “Jean Júnior”, foi apresentado na DP do município paraense e encontra-se a espera de ser recambiado para o município de Aurora, no Cariri cearense, para depois dos devidos procedimentos ser recolhido à cadeia pública de Juazeiro do Norte, onde ficará à disposição do poder judiciário.

Fonte: Agência Caririceara

Post a Comment