Após pouco mais de um mês do início da vacinação de crianças a partir dos 6 meses a 2 anos com comorbidades contra Covid-19, a Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria de Saúde, amplia a imunização com a Pfizer baby, nesse primeiro momento, para crianças de 6 a 11 meses sem comorbidades. A vacinação está agendada para acontecer nesta quinta-feira (12 de janeiro de 2023), das 8h30 às 11h, no Centro de Especialidade e Diagnóstico – CED.

Para receber o imunizante, os pais ou responsáveis precisam apresentar documento pessoal com foto e CPF do familiar ou responsável que está acompanhando a criança, cartão do SUS ou comprovante de residência do Município e caderneta de vacinação.

Para crianças que apresentam comorbidade, permanece a obrigatoriedade de apresentar, no momento da aplicação,  laudo, declarações, prescrição ou relatório médico indicando a doença ou condição de saúde do bebê. Crianças, dessa faixa-etária, que irão receber a segunda dose não é necessário apresentação do laudo médico.

Esquema Vacinal
O esquema vacinal para crianças a partir de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias será de três doses, sendo que a 2ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 28 dias após a 1ª. Já a 3ª dose deverá ser aplicada num intervalo de 56 dias após a 2ª.

Crianças que fizerem 3 anos após o recebimento da 1ª dose deverão completar o ciclo vacinal com o mesmo imunizante. A vacina que será utilizada é a Pfizer de tampa vinho, a única liberada para esta faixa etária até este momento pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Comorbidades
Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades para vacinação as seguintes condições de saúde:

Diabetes

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial Resistente

Hipertensão arterial estágio 3

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo

Imunocomprometidos;

Doença renal crônica

Doenças neurológicas crônicas

Hemoglobinopatias graves

Obesidade mórbida

Síndrome de Down

Cirrose hepática

Doenças cardiovasculares: como insuficiência cardíaca (IC) e cardiopatias congênitas

Post a Comment