13/01/2023

A Secretaria de Saúde de Barbalha, por meio do Departamento de Endemias, concluiu a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022 realizada no município entre os meses de julho e dezembro. A campanha realizou visitas casa a casa e esteve com pontos de atendimento tanto na Zona Rural quanto na Zona Urbana. Ao todo foram aplicadas 7.926 doses da vacina, 5.670 em cães e 2.256 em gatos.

De acordo com o Coordenador do Departamento de Endemias, Robertson Pereira dos Santos, a vacina contra a raiva continua disponível para população na Sede do Departamento de Endemias.

“Aqueles barbalhenses que, por algum motivo, não conseguiram levar seus animais de estimação para se vacinarem, poderão ter acesso ao imunizante na Sede do Departamento de Endemias, localizado na Rua Madre Ilduara, 707, no Alto da Alegria, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. Lembrando que, para ter acesso a vacinação é necessário apresentar um documento oficial com foto e está com uma caixa térmica com gelo para proteger o imunizante”, explicou Robertson.

Sobre a doença
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que pode acometer animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus, que provoca a doença, ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma rápida.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis.

Post a Comment