Descarga elétrica registrada na cidade de Cedro. Foto: Marciel Bezerra

20/01/2023

O Ceará registrou nos primeiros dias de janeiro mais de 10 mil raios, de acordo com a Enel Distribuição Ceará. Conforme a Enel, foram contabilizados 10.582 raios. Os dados são referentes ao período de 1º a 18 de janeiro e são colhidos pelo Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas.

Os municípios mais atingidos são os seguintes:

Viçosa do Ceará (1.376);
Granja (1.060);
Arneiroz (507);
Crato (405) e
Aiuaba (279).

Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Cariri lidera os registros, com um total de 2.399 raios; seguido pelo Serra da Ibiapaba (1.665) e Litoral Norte (1.574).

Em 15 de janeiro foi registrado o maior número de descargas atmosféricas no Ceará, contabilizando um total de 2.500 raios.

Dados de 2022
Em 2022, os cinco municípios mais atingidos por descargas atmosféricas foram Granja (10.637), Santa Quitéria (5.406), Morada Nova (4.717), Crateús (3.803) e Ipueiras (3.661).

Dentre as macrorregiões mais afetadas no estado, o Sertão de Crateús lidera os registros, com um total de 25.375 raios; seguido pelo Vale do Jaguaribe (22.658) e pelo Cariri (22.609).

Sistema de Monitoramento e Alerta
Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, e, em caso de alguma ocorrência, agir de maneira mais assertiva e rápida.

Esse trabalho, segundo a Enel, é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), a partir de satélite, com dados fornecidos em tempo real pelo Climatempo, e serve para otimizar o serviço em caso de interrupção no fornecimento de energia. 

O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos para cada local monitorado.

Cuidados dentro de casa durante tempestade

Evitar o uso do celular, secador de cabelo, ferro elétrico e outros aparelhos conectados à tomada;
Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
Evitar consertos de instalações elétricas;
Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade

Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: g1 CE

Post a Comment