Após mais de duas décadas de funcionamento o lixão de Barbalha finalmente foi encerrado nesta sexta-feira, 13 de janeiro de 2023. O Prefeito Municipal de Barbalha, Guilherme Saraiva, anunciou em coletiva de imprensa o fim do lixão e em seguida assinou contrato oficializando o o ato, no próprio lixão.

Barbalha é o primeiro município do Cariri a implementar como política pública de destinação final de resíduos, a contratação de um aterro sanitário privado. Essa ação emergencial será efetivada até começar o trabalho do Consórcio Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – COMARES, no qual Barbalha está inserida.

Catadores serão formalizados
A Secretaria de Meio Ambiente tem realizado encontros com os 46 catadores que trabalham no lixão do município de Barbalha. Na última semana, o Secretário de Meio Ambiente, Alex de Sá Barreto, esclareceu dúvidas e falou sobre o encerramento do lixão do município, pontuando também sobre a importância dessa desativação para a cidade e para a geração de empregos formais dos catadores.

Foi tratado ainda, junto aos representantes da empresa vencedora da licitação, que também estiveram presentes, sobre os questionamentos relacionados aos benefícios que os catadores terão acesso e como serão realocados após a desativação do espaço.

De acordo com a Revert Soluções Ambientais, alguns catadores serão contratados formalmente pela empresa. Os demais catadores que optarem por continuar trabalhando individualmente receberão Kits de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e garantia de compra do material coletado. A Revert Soluções Ambientais será responsável pela separação, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.

Post a Comment