O estado do Ceará enviou 70 policiais militares para auxiliar na segurança de Brasília após a invasão de bolsonaristas radicais ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Palácio do Planalto, neste domingo (8 de janeiro de 2023). A informação foi anunciada pelo governador Elmano de Freitas (PT), em postagem nas redes sociais.

Segundo Elmano, o pedido de reforço foi feito pelo Governo Federal aos estados e atendido pelo Ceará.

"Ainda hoje participo de reunião do Fórum de Governadores para tratarmos sobre o ocorrido hoje em Brasília. Não permitiremos que extremistas que odeiam a democracia tentem provocar o caos e prejudicar o avanço do Brasil. Nossa democracia será protegida", disse Elmano.

Bolsonaristas radicais invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes de atos antidemocráticos estavam com pedaços de paus e pedras.

Policiais militares tentaram conter os bolsonaristas com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava o Congresso Nacional. Imagens do local mostram que um veículo da Força Nacional caiu no espelho d'água do Congresso.

Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas radicais alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa.

Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático.

Fonte: g1 CE

Post a Comment