Um bom inverno, com possíveis precipitações chuvosas até o mês de junho, sem intensidade de ocorrências. Essas entre tantas outras previsões chuvosas foram apresentadas na manhã desta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, durante o I Encontro de Profetas da Chuva do Cariri, realizado no auditório do IFCE, em Crato. O evento reuniu a experiência e a tecnologia. A previsão sensível do que poderá ser a fase invernosa deste ano e a evolução dos últimos anos de inverno. Em 2023, por exemplo, o fenômeno La Niña poderá influenciar num inverno menos rigoroso.

O evento iniciou com um café da manhã para os participantes, seguido de apresentações culturais com o cantor Lifanco e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, entre outros artistas. O dia em que o Crato viu o saber popular unido ao conhecimento científico ser palco de debate importante, chamando a atenção dos produtores para o diálogo e a troca de experiências e saberes.

O encontro aconteceu numa parceria da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Crato.

Esse primeiro encontro contou com a presença do Prefeito do Crato em Exercício, André Barreto, que fez uma fala de abertura destacando a importância desse momento de troca de conhecimento. O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Givaldo Gonçalves, também esteve presente, juntamente com representantes de diversas instituições.

Para um dos profetas participantes, o produtor rural Valdemar da Silva, esse momento é muito importante para o aprendizado com as experiência dos profetas, mas ele acredita que o inverno ainda seja algo imprevisível. "Normalmente em anos que a produção de frutas é maior, o inverno também é bom", avalia. Mas a sua preocupação reside principalmente na redução dos frutos nas árvores frutíferas de sua pequena propriedade. "Ano passado a pitombeira tinha quase a quantidade de folhas e frutos", afirma. Já este ano, a sua preocupação está na menor produtividade.

O Secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Tiago Ribeiro, destacou a importância de eventos que valorizem a cultura do homem do campo e a experiência adquirida ao longo dos anos, com a própria natureza. "É um encontro que valoriza o saber popular, a cultura e que promove essas vivências como fonte de conhecimento para as pessoas", disse.

Post a Comment