Nesta semana, a Fundação Araripe lançará o projeto Pomares da Caatinga na Área de Proteção Ambiental (APA) Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. No lançamento, marcado para sexta-feira (24 de fevereiro de 2023), será feito plantio simbólico de mudas para o reflorestamento do local, dando início às ações do projeto.

Para o decorrer dos próximos 36 meses estão previstas ações como reflorestamento de áreas degradadas, capacitações, plantio de 10 hectares de Sistemas Agroflorestais e recuperação de 35 nascentes na APA Chapada do Araripe, plantio de 2 mil metros lineares de cercas vivas e recuperação de 250 hectares de áreas em processo de degradação.

O Pomares da Caatinga, conforme a Fundação Araripe, tem como objetivo criar um Arranjo Produtivo Local (APL) de produção de mudas e comercialização de itens de produtores envolvidos no projeto. A intenção é proporcionar segurança alimentar e recuperação de nascentes e de vegetação nativa da área da APA Chapada do Araripe e de comunidades da Mesorregião do Sertão Pernambucano.

O projeto tem o apoio do Fundo Socioambiental CAIXA (FSA CAIXA). O evento desta sexta-feira (24) será realizado em parceria com os Salesianos e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que faz a gestão do espaço.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment