As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbalha estarão abertas, em horário especial, nesta quinta-feira (30 de março de 2023) para atendimento exclusivo de exames citopatológicos. De acordo com a Secretaria de Saúde, as UBS da Zona Urbana estarão abertas das 17h às 20h e na Zona Rural, das 16h às 19h. A ação é uma campanha de caráter preventivo para realização do exame de rastreamento do câncer do colo do útero destinado às mulheres entre 25 e 64 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância do exame na prevenção de câncer de colo de útero. O exame citopatológico é um teste feito para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nerilane Lopes, a ação é importante para detecção de doenças como o câncer de útero. “O exame preventivo é fundamental para a detecção de uma série de doenças, como o câncer de útero. Importante ressaltar que a coleta de material do colo do útero é rápida e indolor. Então, as barbalhenses que desejam realizar esse exame, podem se dirigir ao posto de saúde do seu bairro para realizar seu exame”, disse.

Post a Comment