As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Barbalha estarão abertas neste sábado (18 de março de 2023), das 8h às 11h30, para atendimento exclusivo de exames citopatológicos. A ação  é uma campanha de caráter preventivo para realização do exame de rastreamento do câncer do colo do útero destinada às mulheres entre 25 e 64 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a importância do exame na prevenção de câncer de colo de útero. O exame citopatológico é um teste feito para detectar alterações nas células do colo do útero que possam predizer a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nerilane Lopes, a ação contará com atendimentos noturno. “Esse mutirão é uma ação voltada para mulheres com realização de exames preventivos, onde será realizado coleta de material do colo do útero, que é rápido e indolor, que podem evitar o surgimento de doenças ginecológicas benignas e malignas e também de acolhida. Além deste sábado, haverá coleta de exames nos dias 23 e 30 de março com horário de atendimento noturno nos postos de saúde do nosso municipio”, disse.

De acordo com a Secretaria de Saúde, nos dias 23 e 30 de março, os atendimentos ocorrerão com horário especial. Nas UBS’s da Zona Urbana o atendimento ocorrerá das 17h às 20h e nas Unidades da Zona Rural, o horário será das 16h às 19h.

Post a Comment