14/03/2023

O número de empresas registradas por mulheres na Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) apresentou aumento nos primeiros meses de 2023, no Ceará. Um total de 8.270 empreendimentos entre janeiro e fevereiro, em comparação aos 8.113 negócios oficializados no ano passado. Deste número, 605 empresas são do Cariri, compreendendo aproximadamente 7,32% em relação ao estado.

Entre os negócios gerados na região, os segmentos do comércio (267), indústria (48) e serviço (290) estão entre os destaques das aberturas realizadas. No Ceará, as empresas oficializadas por mulheres compreendem 43% do total das aberturas realizadas em 2023. A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, explica que as mulheres conseguiram entrar na formalidade através do Microempreendedor Individual (MEI), ferramenta criada desde 2011 que auxilia na formalização de empregos. Em 2023, o Governo do Ceará anunciou R $20 milhões para fomentar o empreendedorismo feminino, beneficiando trabalhadoras autônomas, microempreendedoras e agricultoras familiares.

“É notável que no Cariri o número de mulheres à frente de empresas tem crescido cada vez mais, e isso não está restrito a um segmento apenas feminino. No meu caso, por exemplo, minha empresa é no segmento de moto e peças. A partir do instante em que uma empreendedora ou um grupo de empreendedoras cria uma empresa e desenvolve produtos – independente se este seja voltado para o público feminino ou não –, automaticamente outras mulheres se sentem representadas por essa figura”, afirma Zenilda de Sena, presidente da CDL de Juazeiro do Norte.

Fonte: Jornal do Cariri

Post a Comment