28/03/2023

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou os editais nº 01/2023 e nº 02/2023 – que dispõem sobre a seleção de professores tutores para cursos de graduação e de pós-graduação, na modalidade Educação a Distância (EaD), executados pela UAB.

As oportunidades são para cadastro de reserva de docentes, visando ocupação de futuras vagas. Há vagas para tutoria presencial, ofertadas pelo edital nº 01/2023, e para tutoria a distância, oferecidas pelo edital nº 02/2023.

Para participar de quaisquer das seleções, não é preciso estar exercendo a função de docente em alguma Instituição de Ensino Superior; contudo, os/as selecionados/as receberão pelo trabalho o valor de uma bolsa acadêmica, a ser pago diretamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conta corrente e banco informado pelo/a professor/a-tutor/a.

O valor da bolsa será de R$ 1.100,00 mensais. Os professores-tutores deverão disponibilizar 20h semanais para o desenvolvimento das atividades de tutoria, incluindo os sábados.

As inscrições podem ser realizadas, por meio da plataforma Forms/UFCA, de 24 de março a 24 de abril de 2023. Há dois formulários eletrônicos disponíveis para inscrição, a depender da modalidade de tutoria: se presencial ou se a distância.

Tutoria Presencial
Docentes com interesse nas oportunidades de tutoria presencial precisam, entre outras exigências, ser graduados na área em que pretendem atuar (ou em áreas afins à pretendida), ter experiência mínima de um ano no Ensino Básico ou no magistério do Ensino Superior, ter dedicação de carga horária compatível com as atividades de tutoria e ter domicílio na microrregião do polo de apoio presencial para o qual pretenda se candidatar.

As oportunidades de tutoria presencial, na graduação, são para as seguintes formações: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Filosofia e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Já as vagas para pós-graduação são nos cursos de Especialização em Gestão Pública e Especialização em Gestão Financeira. As cidades onde serão oferecidas as formações estão descritas no edital.

Tutoria a Distância
As exigências principais para a tutoria a distância são: ter graduação na área em que pretende atuar (ou em áreas afins à pretendida), ter experiência mínima de um ano no Ensino Básico ou no magistério do Ensino Superior, ter dedicação de carga horária compatível com as atividades de tutoria, ter facilidade de acesso ao uso de computadores/recursos de conectividade à Internet e ter disponibilidade de deslocamento, conforme demanda do curso ao qual pretende se candidatar.

As oportunidades de tutoria a distância são as mesmas da tutoria presencial.

Outras informações estão disponíveis na página do Cead/UFCA, na seção Editais e Seleções. A publicação do Resultado Preliminar de análise das inscrições está prevista para o dia 5 de maio de 2023. A homologação do Resultado Final será publicada em 12 de julho de 2023, conforme cronograma do edital.

Serviço
Centro de Educação a Distância
cead@ufca.eu.br

Post a Comment