12/03/2023

No Ceará, os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associados à Covid-19 estão mantendo a tendência de alta já registrada nas últimas semanas, segundo informações divulgadas no último Boletim Infogripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente ao período de 26 de fevereiro a 4 de março.

Além disso, também mantiveram a tendência de alta da doença nas últimas semanas o Amazonas, São Paulo e o Rio de Janeiro.

O avanço da SRAG por Covid-19, que gera hospitalizações, está mais associado a casos na população adulta, mas o InfoGripe registra crescimento de casos entre crianças e adolescentes em alguns estados, como Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, em menor escala, em São Paulo. No entanto, não há uma associação viral clara nesse grupo.

O pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, destaca que o novo cenário de crescimento reforça a importância da campanha de vacinação contra a Covid-19, que já foi iniciada no país e inclui grupos prioritários que já podem receber as vacinas atualizadas para conferir maior proteção contra a variante Ômicron.

Ao todo, 18 unidades da federação apresentam tendência de crescimento nos casos de SRAG, mas apenas algumas, como o Ceará e o Rio de Janeiro, já podem ser consideradas realmente em expansão. No Amazonas, além da Covid-19, as hospitalizações por SRAG também estão associadas a casos de influenza A.

Fonte: O Otimista

Post a Comment